Voo direto, conexão e escala. Quais as diferenças?
- Heraldo Fernandes
- 4 de nov. de 2015
- 4 min de leitura
Olá, pra você que tem alma de viajante!
Hoje falaremos de algo que tem se tornado cada dia mais comum, a parada em escala ou conexão durante a viagem aérea.
Essas modalidades de voos não diretos, acabam tornando o preço da passagem aérea na maioria das vezes mais em conta, mas pode trazer alguns transtornos se esse tempo de parada for mal planejado. Geralmente há de se ter paciência, haja vista que muitas vezes essas paradas são longas e muito demoradas e em alguns casos você precisa parar em mais de um terminal durante o percurso.
As paradas devem ser avaliadas corretamente para que você não tenha aquela sensação desanimadora de que “o barato saiu caro”!

O primeiro ponto a entender sobre essas paradas é identificar se você vai fazer uma escala ou uma conexão. Mas como assim? Não é tudo a mesma coisa? Você pode se perguntar. Não, não são!
Esses pontos devem ser primeiro verificados durante a compra de uma passagem aérea: O Voo é direto ou tem escala/conexão?
Em posse dessas informações você poderá organizar melhor sua viagem e otimizar o tempo de parada.
Mas antes de tomar qualquer decisão, vamos entender melhor o que significa cada um desses termos e em que eles impactam no seu roteiro de viagem.
Voo direto:
Como o próprio nome já diz, é um voo em que não há paradas durante o trajeto. Você despacha suas malas e embarca na aeronave no aeroporto A e desembarca retirando suas malas direto no aeroporto B. Simples assim. Vamos dar um exemplo claro. Você precisa realizar uma viagem entre a cidade de São Paulo e a cidade de Belém, então você embarca no aeroporto de Congonhas em São Paulo e desembarca direto no aeroporto Val de Cans em Belém, ficando na mesma aeronave durante todas as horas de voo.
Vantagem:
A vantagem do voo direto é o conforto de não se preocupar com suas bagagens, além da redução significativa do período em que você estará em voo. Se você quer chegar logo, essa é sua melhor opção!
Desvantagem:
A desvantagem é que se você é assim como eu, que fica agoniado dentro do avião em viagens de longa duração, não há o que fazer. Você terá que ter paciência e aguardar o trajeto!
Ainda bem que hoje a maioria das companhias aéreas disponibilizam entretenimento à bordo das aeronaves. Da pra assistir um filme por exemplo, o que reduz essa sensação de demora pra chegar, além da possibilidade de acompanhar o mapa do voo e saber exatamente em que ponto você está e em quanto tempo chegará ao seu destino final.
Voo com escala:
Nessa modalidade de voo, o avião não vai direto ao destino final, ou seja, durante seu trajeto de viagem a aeronave fará uma ou mais paradas, em outros aeroportos que não sejam aquele da cidade a qual você deseja ficar.
Os voos com escala são geralmente mais baratos que os voos diretos, porém, tornam-se mais longos em virtude da sua natureza e os procedimentos que incluem essas paradas.
As paradas para voos com escalas, não requerem descida do passageiro da aeronave, ou sua troca, nem tampouco que suas bagagens sejam retiradas da esteira. O passageiro permanece sentado à bordo durante todo o procedimento de embarque e desembarque de outros passageiros e em muitos casos até de reabastecimento, limpeza e recomposição da aeronave.
A tripulação pode ser trocada.
Vantagem:
Você não precisa desembarcar da aeronave, nem se preocupar com as bagagens e com a marcação dos assentos no check-in, além de poder dar uma bela esticada nas pernas (se você for grande como eu) e ir ao banheiro com calma.
Desvantagem:
Em voos de longa distância, principalmente em período noturno ou madrugada, essas paradas com certeza vão te acordar e quebrar o seu sono e você poderá chegar ao destino final ainda mais cansado.
Com as paradas por mais curtas que sejam, o tempo estimado de chegada ao destino final da sua viagem será muito maior.
Voos com conexão
Os voos com conexão, são aqueles em que o passageiro desembarca da aeronave em um aeroporto durante o trajeto da viagem, em uma outra cidade, não sendo esse o seu destino final. Nesses tipos de voos, podem ocorrer mais que uma conexão, são poucos os casos mas pode haver.
Caso você seja um passageiro em conexão, é importante seguir as orientações para passageiros em trânsito. Você pode se informar pelo serviço de alto falantes, através de um agente aeroportuário, ou nos balcões das companhias aéreas. Para voos domésticos, ou seja, dentro do Brasil, a própria companhia aérea se encarrega de transferir suas malas para a outra aeronave que você irá embarcar. Para voos com conexões internacionais é importante se informar sobre o procedimento, mas geralmente você deverá retirar suas bagagens em uma esteira e direcioná-la para um determinado local em que sua mala será transportada para o novo trecho.
Nos voos com conexão quando bem planejados e com tempo suficiente, é possível que você saia do aeroporto e conheça a cidade a qual você está desembarcando temporariamente. É importante atentar-se em casos de voos internacionais, que você deverá levar em conta as filas para imigração que tomarão boa parte de seu tempo disponível na conexão. Mas isso será tema de nosso próximo post!!!
Vantagem:
Ao desembarcar da aeronave em solo brasileiro, você geralmante não precisa se preocupar em recuperar sua bagagem, pois ela será realocada no próximo voo pela própria companhia aérea. Fique atento as regras locais.
Se bem planejado, você pode utilizar seu tempo em conexão para conhecer a cidade a qual você desembarcou, fazer compras no aeroporto e conhecê-lo melhor.
Geralmente o voo com conexão é bem mais barato que o direto.
Desvantagem:
Assim como o voo com escala, o voo em conexão deixará sua viagem bem mais demorada em comparação ao voo direto.
Para voos com conexões internacionais, poderá haver a necessidade de recuperação de sua bagagem e novo despacho.
Se por acaso você tiver se planejado para sair do aeroporto e conhecer a cidade em conexão, para os voos internacionais a passagem pela imigração tomará uma boa parte de seu tempo. Pode haver risco de perda de vôo se você não voltar a tempo.
Espero que as dicas tenham ajudado!!
Siga no twitter e no Instagram: @soul_turista
Curta nossa página no Facebook: Soul Turista
Inscreva-se em nosso canal no YouTube: Soul Turista
Compartilhe com a hastag: #soulturista
コメント