Voo com conexão. Da pra aproveitar esse tempo parado?
- Heraldo Fernandes
- 14 de nov. de 2015
- 4 min de leitura
Olá, pra você que tem alma de viajante!
Você se programa pra fazer aquela viagem... daí procura nos sites de comparação de preço e se depara com aquela passagem dos sonhos. Preço baixo para aquele destino tão esperado! Que ótimo!! Mas ai você se da conta de que o preço está mais barato porque aquele voo tem uma parada de 5 horas, ou inclui duas ou três pradas "rápidas" de 40 minutos em locais diferentes. O que fazer nesses casos?
Aeroporto internacional de São Paulo

Em um post anterior falamos um pouco sobre cada modalidade de voo em detalhes. Pudemos ver que quando bem planejado, o período em que você fica parado em conexão, pode ser proveitoso sim.
Você pode se aventurar em conhecer as lojas do aeroporto, comer algo típico daquele país ou cidade em que você se encontra, e até mesmo sair do aeroporto e conhecer a cidade por onde você está passando temporariamente.
Vamos dar alguns exemplos e avaliar a viabilidade de sair do aeroporto. Em que casos isso vale a pena?
Saindo do aeroporto em conexão
Sair do aeroporto durante o período em conexão é uma decisão que deve ser tomada a base de bastante planejamento. Você não quer correr o risco de perder seu próximo voo é claro. Mas como se programar para a saída der bem sucedida?
Quando em viagens internacionais, você deve levar em conta o tempo que se leva no processo burocrático nos postos de imigração.
O tempo médio para que você passe pelo posto tanto na saída quanto na volta é de em média 1 hora. Sendo assim, reserve pelo menos duas horas para este procedimento. Se você estiver em conexão em alguma cidade dos Estados Unidos, ai você vai ter que dobrar esse prazo, pois os procedimentos burocráticos se unem aos demorados procedimentos de segurança, gerando filas enormes que podem dificultar sua visita externa, colocando em risco o prazo de embarque do seu próximo vôo.
Para exemplificar, vamos simular a seguinte situação: Você viaja do Rio para Miami com conexão na Cidade do Panamá, caso sua conexão seja de apenas 3 horas, você terá somente 1 hora para sair do aeroporto, fazer o passeio escolhido, voltar para fazer a imigração e retornar para a área de embarque.
Departamento de imigração no aeroporto de Bogotá - Colômbia

Transporte
Antes de se aventurar fora do aeroporto, defina antes quais pontos deseja visitar.
Ao definir os locais de visita é importante pesquisar os meios de transporte para chegar. Procure utilizar taxis do aeroporto procurando pelo balcão de serviço dentro do terminal. Geralmente os valores são fixos para destinos turísticos e você acerta direto na balcão, evitando contratempos fora do terminal, como cobranças indevidas, receber o troco em moeda local (quando pago em moeda estrangeira como o Dólar ou o Euro), até mesmo correr o risco de cair no golpe de pegar um taxista falso.
Em muitas cidades existem ônibus que fazem os chamados city tours, assim é possível que você conheça pontos turísticos da cidade de uma forma mais planejada, sabendo em quanto tempo você poderá sair pela cidade e voltar a tempo de embarcar. Geralmente o horário de saída, parada em pontos de interesse e retorno ao ponto inicial são pré-definidos.
Em cidades grandes é possível que você possa fazer uso do transporte público, como por exemplo de trens e metrôs, que deixarão você próximo ao locais de interesse com um custo baixo. É bom estudar a malha ferroviária antes de arriscar um passeio assim, pra não ficar perdido no emaranhado de linhas férreas que algumas cidades podem facilmente apresentar, mas é claro que essa é sempre uma boa opção a ser utilizada.
Se sua conexão for ainda mais longa e você quiser se aventurar ainda mais e ir a lugares fora do circuito turístico comum, há ainda a possibilidade de alugar um carro. Repare que esta opção oferece mais liberdade, mas tem seus devidos riscos, ainda mais se sua conexão for em um grande centro urbano.
Ao sair com um carro alugado, você corre riscos com eventuais colisões, assaltos e o próprio trânsito das cidades, que já são um baita contratempo. Mas, se essa for sua opção, lembre-se também de ficar atento as regras de trânsito e legislações locais.
ônibus em Miami rumo ao centro da ciadde

Defina o que visitar
A não ser que existam vários pontos turísticos muito próximos, é importante que você defina um local de maior interesse para visitar. Geralmente um museu, uma obra de arte famosa, uma praça central, estádios, grades contruções humanas, etc.
Se você for passar por uma cidade que tenha muitas possibilidades, é melhor se programar para que essa cidade seja seu destino final em uma próxima viagem. Manter o foco é fundamental para que sua "fugidinha" do aeroporto não termine com contratempos.
Se você for fazer compras, cuide para que a tentação de gastar não faça seu tempo voar e passar da conta. Quando nos distraímos pelos corredores garimpando ofertas é comum que o tempo passe mais rápido.
Se for a algum lugar com visitação controlada, preste atenção nos tempos das filas, se for o caso desista de visitar a atração. Lembre-se, que este não é seu destino final. Apesar da vontade de aproveitar tudo, não vale a pena o transtorno de perder o seu voo.
Controlar o tempo de deslocamento de volta também é importante e deve estar sempre dentro do seu planejamento. Deixe sempre uma margem de tempo a mais, aquela famosa gordura pra queimar caso necessário. Se sua volta vai durar 15 minutos até o aeroporto, separe no mínimo 30 minutos para a volta, assim se houver algum imprevisto você terá tempo para tentar controlar a situação. Em todo modo, caso haja algum imprevisto é importante manter a calma e seguir em frente.
Eclusas do Canal do Panamá

Aproveite o que o aeroporto oferece
Caso você decida ficar no aeroporto e aguardar, desfrute das possibilidades que você pode encontrar. Os terminais mais modernos oferecem centros de compras e gastronômia, além de uma infinidade de outros serviços como casas de câmbio.
Aproveite o wifi livre para postar suas fotos, ou falar com a família e os amigos.
Conheça a cultura local daquele país ou cidade que estiver visitando de passagem. Sempre vale a pena circular pelo terminal, eles podem reservar surpresas incríveis.

Enfim... Aproveite!
Afinal, um pouco de aventura e experiências marcantes não fazem mal a ninguém, mas lembre-se de planejar!
Espero que as dicas tenham ajudado!!
留言