Wynwood Art district - Um lugar imperdível em Miami
- Heraldo Fernandes
- 11 de dez. de 2015
- 4 min de leitura
Olá, pra você que tem alma de viajante!
Miami é realmente uma cidade incrível. Praias, compras e a agitação noturna, são o destaque entre as pessoas que visitam a cidade dividida entre a modernidade de Downtown Miami e o charme do estilo art déco da região de South Beach.
Porém, um lugar incrível chama atenção em meio a isso tudo.


Não é muito comum que um turista visite o subúrbio de uma cidade tão cosmopolita, mas não em Miami. O distrito da arte como é chamado, abriga uma dezena de galerias de artes, restaurantes e murais com grafites dos mais renomados artitas do mundo, que tornaram o bairro decadente em um local onde a arte e cultura fazem parte da atmosfera local.
Entre os diversos murais é possível encontrar o registro de vários artistas brazucas, como Os Gêmeos, Nunca, Speto e Nina Pandolfo, todos eles em destaque pelo bairro.
Trabalho dos brasileiros Os Gêmeos e Nina Pandolfo

Por todo o bairro é possível ver os incríveis murais coloridos, com temas e técnicas diferentes, algumas artes bem tradicionais do grafite de rua, e outras com métodos mais modernos e curiosos.
Alguns grafites tem como tema somente a arte pela arte, outros são abstratos parecendo não fazer sentido algum, porém, os mais interessantes são os que trazem para o muro coisas do cotidiano, como faz o artista americano Ron English e sua "PoPaganda", como denomina seu estilo de arte, que faz uma crítica com uma pitada de humor ácido, ao estilo de vida atual, misturando alguns personagens em situações nada comuns.
Arte de Ron English em Wynwood walls

Dentro de Wynwood walls existe um restaurante, o Wynwood Kitchen & Bar, uma galeria de arte (Quando fui a primeira vez a galeria ficava em um layout diferente), além dos murais que ficam em sua maioria em uma seção chamada Wynwood doors.
Em Wynwood doors os murais ficam expostos lado a lado, como se em um museu. Por estar neste formato, fica claro a diferença de estilos dos artistas, tanto das cores usadas, tanto das técnicas empregadas para concretizar os desenhos.
O mural que mais desperta atenção pela técnica empregada, é o mural do artista português Alexandre Farto, conhecido como Vhils. O artista portugês usa pouquíssima tinta, ou muitas vezes nada, martelo, talhadeira e furadeiras de alto impacto. Isso mesmo, talhadeira e furadeira para formar os relevos que se juntam ao uso da tinta, para dar origem ao rosto de um homem, que é a principal característica dos trbalhos de Vhils.
Mural do artista português Vhils

Um pouco das obras de Wynwood walls








Fora de Wynwood walls existem diversas galerias de arte, e quase todos os muros do entorno estão grafitados. Para quem gosta de arte de rua este bairro vai deixar você maluco.
Fazendo uma caminhada ou circulando de carro pelas ruas do art district, será possível ver pessoas de diferentes estilos e nacionalidades andando pelas calçadas e ruas, procurando locais onde observar um pouco de arte moderna urban style.
Pelas ruas do bairro é muito comum encontrar artistas durante o período de criação de suas obras, e se você tiver um tempinho pode até acompanhar um pouco do processo produtivo, a maioria dos artistas é bem receptivo aos curiosos, porém, fique atento... Isso não é uma regra.
Artistas grafitando os muros do art district


Os espaços são muito disputados pelo art district por serem uma oportunidade do artista se mostrar para o mundo todo. Sendo assim, você verá qualquer muro ou coisa possível é grafitado, desde uma lixeira até o próprio chão das calçadas do bairro.
Nem a lixeira nem a calçada foram deixados pra trás


Second Saturday Art Walk
Todo segundo sábado do mês ocorre o second saturday art walk, um evento que agita as ruas do bairro da arte de Miami.
O evento reúne dezenas pessoas para apreciar os variados food truks, as galerias que ficam abertas até mais tarde, os painéis de grafite que ficam iluminados e a música tocada nas ruas por DJ's, agitando ainda mais o lugar, as ruas ficam lotadas. Infelizmente das duas vezes que estive no bairro não tive a sorte de ser um segundo sábado do mês.
Existem alguns tours guiados pelas galerias do bairro, por Wynwood walls entre outros lugares, que podem acabar em drinks após a caminhada cultural.
Um pouco dos grafites do art district






Informações e dicas:
Não vá para o bairro de Wynwood aos Domingos, ou pelo menos evite. Além de ficar meio deserto pelo fato de que a maioria dos comércios ficam fechados, em alguns lugares mais afastados do centro do bairro você pode dar de cara com pessoas mal encaradas. Melhor evitar.
A atração Wynwood walls e os principais grafites estão localizados nas intermediações da N.W. 2 Ave. Comece sua caminhada por lá, depois vá explorando aos poucos o bairro, inclusive de carro, parando nos lugares que achar interessante.
Os muros e as galerias não cobram entrada!
Fique atento onde para o carro!
Em vários lugares não há parquímetros, e sim por um sistema de pagamento chamado Pay by Phone, onde a cobrança é feita por um aplicativo. Eu já vi veículos sendo guinchados por parar em uma dessas vagas!
Mais informações em https://paybyphone.com
Espero que as dicas tenham ajudado!
Boa viagem!!
Comentários