top of page

Everglades - A vida selvagem nos pântanos da Florida - Estados Unidos

  • Foto do escritor: Heraldo Fernandes
    Heraldo Fernandes
  • 25 de mar. de 2016
  • 4 min de leitura

Olá, pra você que tem alma de viajante!!

Em meio aos famosos parques temáticos de Orlando e as badaladas praias de Miami, existe um lugar de incrível biodiversidade e surpresas naturais, as quais muitos viajantes sequer acabam visitando.

Uma grande parte do território do estado americano da Florida, é composto de um extenso pântano, os Everglades. Lar do jacaré americano (alligator), um dos símbolos do "sunshine state", os Everglades são visitados anualmente por aproximadamente 1 milhão de pessoas.

Dentro do território que abrange o eco-sistema do Everglades, existem "fazendas" que podem ser visitadas pelo público para uma interação mais próxima com a fauna e a flora local.

Nos arredores de Miami (aproximadamente 47 KM), está um desses locais, o Gator Park.

O Gator Park, assim como os demais locais autorizados a explorar o território pantanoso, possui atrações que inserem o visitante junto a natureza, entre elas o famoso passeio de airboat e o show com os alligators. O local possui estacionamento grátis, restaurante e loja de souvenirs.

Gator Park

O caminho para o parque é muito bom. As estradas de acesso possuem ótima pavimentação e sinalização. Por este motivo alguns motoristas abusam da velocidade em veículos potentes, o que pode causar acidentes. Passamos por este problema no trajeto, ficamos totalmente parados por quase 20 minutos até que a pista fosse liberada pela polícia, após o socorro médico.

Estrada para os Everglades parada por acidente

Colisão de veículo na estrada para os Everglades

Para entrar no parque você precisará adquirir os ingressos dentro da loja de souvenirs. A loja é apertada e fica tumultuada com pessoas comprando ingressos, misturadas a outras que estão olhando o que está a venda, ou comprando lembrancinhas.

A visita ao parque é feita através de um airboat, barcos impulsionados por uma grande hélice, usados tradicionalmente em áreas alagadas, por ser o meio mais adequado de navegar pelo pântano.

Os ingressos podem ser comprados em grupos, a qual você e seu grupo utilizam um barco exclusivo, ou ingresso comum, em que você e seus acompanhantes compartilham o barco com quem estiver na fila. Após a compra dos ingressos, você entra em uma fila de acordo com o tipo de ingresso que adquiriu. Os ingressos incluem protetores auriculares.

Fila para embarque no airboat

Airboat

Após o embarque o guia e piloto do airboat passa a dar informações sobre os Everglades, bem como suas particularidades, além de indicar durante o percurso onde estão localizadas as árvores e plantas locais, insetos, pequenos animais e a principal atração, os temidos alligators.

Guia indica aos visitantes os locais onde os jacarés se escondem

Fauna e flora dos Everglades

Em alguns momentos os jacarés estão tão camuflados que é preciso prestar bem atenção para visualizar. O guia desliga o motor do barco quando está perto das atrações para explicar sobre a fauna e a flora. O motor é desligado pois seu barulho é muito alto - Lembra do protetor auricular entregue com o ingresso? Ai está o motivo - sobretudo se você estiver sentado mais próximo do enorme motor.

Jacaré camuflado

Onde está o jacaré?

Em um determinado ponto mais aberto do pântano, o airboat mostra toda a potência do seu motor e o piloto toda a sua habilidade. Em uma reta o barco dispara em alta velocidade pelas águas pantanosas e em meio a vegetação característica do ambiente. Este é o ponto alto do passeio de airboat.

Airboat desenvolve alta velocidade pelo pântano a fora

Ao término do passeio é possível ter uma experiência mais próxima dos aligators, mediante ao pagamento de uma módica quantia (U$ 2,00). Um filhote de jacaré passa de mão em mão dos visitantes que queiram ter essa sensação. O filhote parece ser bem tranquilo e não se agita ao ser tocado, quando o animal aparenta estresse, o tratador o pega para acalmar.

Crianças se divertem ao pegar o filhote de jacaré

A derradeira atração da visita é o show com os jacarés. O público se organiza em uma arquibancada, e uma tratadora faz demonstrações com cobras e enormes alligators, tocando os animais e interagindo com as feras pré-históricas.

Platéia acompanha o show dos jacarés

Interação do público

Dicas:

Antes de ir ao Everglades, passe em um supermecado ou farmácia e compre um repelente contra insetos e um protetor solar. A loja de lembranças do local também vende, porém, o preço é bem mais caro.

Tente conciliar o dia no everglades com outra atividade em Miami, como por exemplo ir a wynwood (Veja matéria aqui no blog). O passeio em Everglades deve durar em torno de 3 horas.

Não há linhas regulares de ônibus na região, portanto se estiver sem carro contrate os serviços de transporte até o everglades.

Os locais autorizados a explorar o everglades oferecem praticamente o mesmo serviço (airboat, show de alligators, etc), portanto procure a opção mais acessível pra você.

Espero que as dicas tenham ajudado!

Boa viagem!!

Siga no twitter e no Instagram: @soul_turista

Curta nossa página no Facebook: Soul Turista

Inscreva-se em nosso canal no YouTube: Soul Turista

Compartilhe com a hastag: #soulturista

 
 
 

Comments


PROCURE POR TAGS:

© 2016 Soul Turista - Alma de Viajante. #soulturista

  • Facebook - Black Circle
  • Black YouTube Icon
  • Black Twitter Icon
  • Instagram Black Round
  • Google+ - Black Circle
bottom of page