Procedimento de segurança nos aeroportos
- Heraldo Fernandes
- 24 de jul. de 2016
- 3 min de leitura
Olá, pra você que tem alma de viajante!!
O Brasil passou a adotar medidas de segurança mais rígidas para voos domésticos. Estes procedimentos já são utilizados para os voos internacionais, e aplicados em lugares como nos Estados Unidos em voos domésticos. Veja como o procedimento funciona na terra do Tio Sam, e como se adaptar ao novo modelo.

Quando você voa aos Estados Unidos ou faz uma viagem dentro do território americano, estará sujeito a um rígido controle de segurança.
Este controle de segurança é parte de um importante sistema de monitoramento e proteção de fronteiras, dirigido pela TSA (Transportation Security Administration), órgão vinculado ao departamento americano de segurança da pátria. A regra vale mesmo para aqueles que chegam aos Estados Unidos somente para realizar uma escala. - Veja aqui a diferença entre escala e conexão
Parte dos procedimentos de controle de Fronteira estão relacionados á conferência de documentos (visto, passaporte, etc.), checagem dos pertences de mão e inspeção de bagagens despachadas. Para que o procedimento seja mais rápido, devem ser observados os itens que não são permitidos para embarque na aeronave, como líquidos e objetos cortantes. Além disso, durante a inspeção pessoal deverão ser removidos itens metálicos como cintos, brincos e moedas, assim como os calçados e jaquetas/blusas. Os equipamentos eletrônicos com bateria como notebooks, devem ser retirados da bagagem de mão para serem vistoriados individualmente.

A inspeção de bagagens despachadas ocorre fora da vista dos passageiros, e como parte do processo de verificação são usados métodos de escaneamento como por exemplo aparelhos de raio-x e até cachorros com habilidade para encontrar itens não permitidos ou ilegais.
Quando um agente da TSA julgar necessário, sua mala poderá passar por uma inspeção mais criteriosa que pode incluir a abertura da mala.
Se você tem por hábito utilizar cadeados para fechar sua mala, saiba que ele poderá ser rompido para a realização da inspeção, em alguns casos o prejuízo pode ser maior, haja vista que sua mala pode ser inclusive quebrada sem dó durante o processo. Você não poderá impedir a abertura da mala, entretanto, poderá impedir a perda do cadeado já que ele será cortado e inutilizado se estiver fora dos padrões da TSA, ou que a mala seja avariada. Alguns cadeados possuem uma certificação da TSA para utilização, para que não sejam cortados na inspeção da mala e facilitam a abertura da bagagem, eles possuem uma fechadura especial a qual o inspetor poderá abrir o cadeado sem rompê-lo, por portar uma chave adequada para a abertura.

Se sua mala for aberta, você será sinalizado da abertura, seja por um papel dentro da mala informando, seja por um adesivo colado a sua etiqueta de bagagem. Malas contendo itens orgânicos como alimentos e plantas tem maior tendência a serem vistoriados, pois podem ser usados como embalagem para transporte de drogas. Se você leva remédios também é importante ficar atento a eventuais vistorias físicas das malas, e leve sempre as receitas dos medicamentos, pois eles podem ficar retidos sem que haja a devida comprovação de uso.

De todo modo o ideal é antecipar a chegada ao aeroporto para evitar transtornos, seja no Brasil ou em qualquer cidade do mundo, pois o atraso na chegada ao portão de embarque pode ocasionar a perda do voo, principalmente em viagens regionais e em companhias de baixo custo, que geralmente iniciam o procedimento de embarque e realizam a decolagem de forma rápida.
Boa viagem!!
Siga no twitter e no Instagram: @soul_turista
Curta nossa página no Facebook: Soul Turista
Inscreva-se em nosso canal no YouTube: Soul Turista
Compartilhe com a hastag: #soulturista
Comments