Cerro de Monserrate - Bogotá/Colômbia
- Heraldo Fernandes
- 30 de jul. de 2016
- 4 min de leitura
Olá, pra você que tem alma de viajante!!
O Cerro de Monserrate é um lugar incrível localizado na capital Colombiana. Um passeio rápido, fascinante e imperdível!

O aeroporto Internacional El Dorado é um importante hub da américa do sul e um dos maiores do mundo. Hub é um termo da aviação para denominar um aeroporto que recebe voos em conexão para direcionar os passageiros ao seu destino final. Em um centro de conexões é comum que algumas viagens possuam um tempo de espera longo, porém, a cidade de Bogotá oferece uma opção de atração durante o período de espera, o Cerro de Monserrate. Localizado há poucos minutos do aeroporto, o monte pode ser visualizado de vários pontos da cidade, o que o torna um ponto turístico de grande relevância.

Aeroporto El Dorado
Se você estiver no aeroporto o melhor meio de chegar ao cerro é de taxi, entretanto, utilize somente os taxis oficiais do aeroporto, pois é muito comum ouvir histórias de golpes em transportes não autorizados. Existem dois tipos de taxis autorizados, as vans especiais e os taxis comuns amarelos. Nós utilizamos um taxi comum amarelo, que por sinal estava mal conservado e sem os cintos de segurança traseiros, o mesmo se repete como a maioria da frota de taxis disponíveis na saída do aeroporto e circulante pela cidade de Bogotá. A cobrança é feita por um sistema parecido com um taxímetro em que a conversão deve ser feita por uma tabela, transformando a cobrança de unidades para pesos. Para um passeio até o cerro de Monserrate você deve gastar entre 25.000 e 28.000 pesos, e o caminho até lá é feito pela avenida El Dorado que leva o mesmo nome que o do aeroporto em uma reta só.
Para voltar ao seu destino original ou a outro que desejar, solicite no balcão de informações o serviço de taxi oficial do cerro de Monserrate. Os preços são combinados antes e o preço médio até o aeroporto é de 30.000 pesos em média.

Imagem: Google street view

Chegando ao cerro há uma bilheteria para adquirir seu ticket, a qual você deve escolher de que forma deseja subir ao monte, se a pé por uma trilha, de teleférico (bondinho) ou um funicular (trenzinho). Você pode fazer um trajeto de teleférico e outro de funicular descendo ou subindo. Detalhe importante: Durante a semana o funicular só funciona no período da manhã até as 11:45.
*Nota: Na ocasião da visita o trajeto a pé estava fechado por tempo indefinido.



O cerro está a 3.150 metros do nível do mar, e olhando lá de cima a cidade de Bogotá parece de brinquedo.
No alto do cerro há uma igreja que celebra missas periodicamente, e no momento que chegamos ao cerro por volta das 8h da manhã, uma missa começou a ser celebrada e 80% das pessoas que subiram ao monte, foram participar da celebração aberta ao público. A missa as 8h da manhã acontece toda a primeira sexta-feira de cada mês.
O mirante fica ao lado da igreja e de lá olhando para o vale, é possível observar toda a região central da cidade, o aeroporto e o estádio El Campín, lar dos Milionários e do Independiente Santa Fé, times de futebol da capital colombiana.



No cerro Monserrate existem dois restaurantes e uma lanchonete, como chegamos muito cedo eles não estavam abertos ainda, então fomos para a lanchonete mesmo. Lá tomamos um bom café colombiano apreciando a incrível vista da cidade. Vale ressaltar que os preços dos restaurantes não tão acessíveis, se quiser pagar mais barato deixe para comer pela cidade.




No cerro há também um clássico poço dos desejos, faça um pedido e deixe uma moedinha para finalizar o passeio antes de descer.


Dicas:
Câmbio: O COP (peso colombiano), é muito mais barato em relação ao real, portanto se possível faça sua compra de pesos no Brasil, pois a proposta tentadora de comprar pesos por um preço mais baixo na Colômbia, pode se transformar em dor de cabeça, é muito fácil cair no golpe da nota falsa inclusive nas próprias casas de câmbio. Fique atento também em taxis e comércios.
Taxi: Assim como em vários países, existem taxistas honestos em sua maioria, entretanto procure utilizar os chamados "taxis oficiales" que geralmente estão associados a um ponto turístico, um restaurante ou um hotel. Os aplicativos de taxi também tendem a ser mais seguros.
Transporte coletivo: Na cidade o sistema de ônibus BRT TransMilenio, é rápido, seguro e atende vários pontos importantes da cidade. Se tiver tempo suficiente você pode se programar para usar o BRT e economizar com o uso de taxi.
Segurança: Como toda cidade grande Bogotá exige os mesmos cuidados que você tomaria em qualquer metrópole do mundo. Evite andar com eletrônicos e itens que chame atenção, principalmente pelo centro e arredores do aeroporto. A cidade é bem policiada e em momento nenhum nos sentimos inseguros nem no deslocamento nem no cerro de Monserrate.
Espero que as dicas ajudem! boa viagem!!!
Siga no twitter e no Instagram: @soul_turista
Curta nossa página no Facebook: Soul Turista
Inscreva-se em nosso canal no YouTube: Soul Turista
Compartilhe com a hastag: #soulturista
Comments