Base Naval de Pearl Harbor - Hawaii
- Heraldo Fernandes
- 4 de out. de 2016
- 3 min de leitura
Olá, pra você que tem alma de viajante!!
A segunda guerra mundial é sem dúvida um marco triste na história da humanidade. Manter viva a história é importante para que ela não se repita.

Um ataque surpresa dos japoneses a base naval americana em Pearl Harbor, na ilha de Oahu no Hawaii, em 07 de dezembro de 1941, matou e feriu dezenas de pessoas, além de destruir parte da frota naval americana do Pacífico. Após o ataque, os Estados entraram na segunda grande guerra.
Em memória a história das vítimas e relembrando os momentos antecessores, durante e após o ataque, existe um complexo de visitação com museus e memoriais.

A visitação ao centro não é paga. Um ingresso que é retirado na bilheteria do complexo, dá direito a visitação aos museus e ao USS Arizona Memorial. A retirada dos ingressos é realizada por ordem de chegada na fila, portanto, quanto mais cedo você chegar, maior a possibilidade de que você consiga um ticket para entrada. Os ingressos possuem limite de distribuição diária de 2.000 unidades, tendo o horário de visitação iniciando as 07:45 e terminando as 15:00. A recomendação é que você chegue por volta das 07:00 para não correr o risco de ficar sem o seu ticket.
O ingresso de visitação possui horário marcado, o horário na verdade é para indicar o momento do acesso a uma embarcação que leva o grupo até o USS Arizona Memorial. A recomendação dos assistentes do centro de visitantes, é de chegada a fila de embarque 10 minutos antes.

Antes de ir rumo ao memorial, tivemos tempo de conhecer a primeira parte dos museus do complexo. Os museus contam em detalhes a história do ataque no período de guerra entre os Estados Unidos e o Japão, de um modo neutro, ou seja, não coloca os americanos em um pedestal de vencedores do embate, nem tampouco mostra os japoneses como grandes vilões imperdoáveis. Por sinal, o arquipélago do Hawaii é muito visitado pelos orientais, que são muito bem recebidos pelos locais, incluindo placas em informações com inscrições em japonês.

Durante a visitação ao museu você poderá ter acesso a um áudio tour mediante pagamento. A narração está disponível em inglês, japonês, mandarim, coreano e espanhol, funcionando de acordo com uma numeração fixada em cada atração guiada. Basta digitar o número da atração no aparelho e a narração sobre o tema começa. A visita ao complexo leva em torno de horas e inclui lojas de souvenirs, lanchonetes e locais para tirar fotos.


Na visita é possível conhecer o estilo de vida da região antes da guerra, visualizar réplicas e itens reais relacionados a guerra como mísseis, uniformes dos combatentes, armas, documentos e táticas de guerra.


A experiência de visita ao complexo pode ser ampliada visitando o USS Arizona Memorial, o USS Bowfin Submarine, o Battleship Missouri Memorial e o Pacific Aviation Museum.
Confira algumas fotos do local:
Foguetes em meio ao centro de visitação

Parte do casco do USS Arizona Memorial

Maquete do USS Arizona Memorial



Simulação do ataque a Pearl Harbor



Entrada da base naval de Pearl Harbor (Ativa atualmente)

Dicas
- Os tickets para as entradas são distribuídos gratuitamente;
- É importante chegar cedo ao centro de visitantes, os ingressos são limitados e distribuídos por ordem de chegada;
- O estacionamento também não é pago e lota rapidamente, assim como os ingressos é preciso chegar cedo para garantir que consiga uma vaga;
- Separe meio dia, ou no mínimo 3 horas para conhecer todo o complexo;
- O local é uma base naval ativa, portanto siga as instruções e siga as regras locais;
- Bolsas e grandes volumes não possuem entrada permitida, portanto leve o mínimo que puder;
- Câmeras e celulares são permitidos em todo o complexo.
Siga no twitter e no Instagram: @soul_turista
Curta nossa página no Facebook: Soul Turista
Inscreva-se em nosso canal no YouTube: Soul Turista
Compartilhe com a hastag: #soulturista
Yorumlar